segunda-feira, 2 de abril de 2012

África - Arquitetura



Arquitetura na África


O continente Africano que é extenso e populoso abrange vários países, que nem sempre possuem uma única característica cultural, mas com várias etnias dos mais amplos sentidos e significados que se desenvolveram ao longo dos anos e por isso se torna mais difícil de localizar traços identitários de uma arquitetura que possa abranger grande parte dos povos africanos.
A arquitetura sofreu influência de países como Holanda e Inglaterra nas cidades colonizadas pelos mesmos como, por exemplo, a arquitetura holandesa em Cabo que se consolidou rapidamente e o estilo inglês no palácio presidencial sul-africano. 


Union Buldings, Palácio da Presidência Sul-Africana
em Pretória.

Como a utilização de certos materiais variava de acordo com cada região podemos identificar algumas características presentes na maioria das edificações africanas como a utilização de barro e madeira e o formato circular e coberto de palha sejam para a construção de palácios e templos ou simples casebres para moradia das famílias pobres.


Casebres populares da Àfrica

A principal característica arquitetônica relevante para a história foram as pirâmides egípcias. Além disso, temos outros estilos arquitetônicos africanos bem peculiares. Podemos citar como exemplo, as formas circulares em tons ocres das habitações Zulus, as coloridas construções dos Ndebele.
Diante disso, percebe-se que mesmo sem ter muito impacto mundial, as construções arquitetônicas possuem uma extensa diversidade. Ela reflete a identidade cultural de cada etnia, sua situação social e econômica e ser vista como parte de uma rica cultura africana, que merece ser apreciada.



Por: Gabriella Ferreira



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci... Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Gabriella, sua linguagem ficou ainda muito presa à linguagem do material pesquisado. VMas Parabéns pela pesquisa.
    Observe:
    1º. O melhorseria: O CONTINENTE AFRICANO, POR SER MUITO EXTENSO E POPULOSO, POSSUI VÁRIAS CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS DE UM PROCESSO COLONIZATÓRIO, PRINCIPALMENTE COM UMA ARQUITETURA ABRANGENTE EM SIGNIFICADOS.
    NAS CIDADES COLONIZADAS PELA HOLANDA E PELA INGLATERRA, POR EXEMPLO, PERCEBE-SE UMA ARQUITETURA COM TRAÇOS INGLESES E HOLANDES, CMO É O CASO DA ARQUITETURA HOLANDESA EM CABO E DO ESTILO INGLÊS DO PALÁCIO PRESIDENCIAL SUL-AFRICANO, EM PRETÓRIA.
    2º. Ficaria melhor: A PRINCIPAL (...) FOI AS PIRÂMIDES...// ELAS REFLETEM A IDENTIDADE...
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir