domingo, 1 de abril de 2012

América - Música


Música na América

Sem a música, a vida seria um erro - Friedrich Nietzsche

América do Norte
 
          
            Quando pensamos em continente americano temos logo como referência os Estados Unidos, que é um dos maiores influentes na cultura do mundo. Seu estilo musical tem influências de vários países como Ucrânia, Irlanda, Escócia, Polônia, alguns países da América Latina e também da África trazida por escravos. Sua música tem estilos variados e bastante reconhecidos internacionalmente sendo alguns deles o jazz, rock, blues, hip hop, pop e o country, onde todos tiveram grandes nomes em seu represento:
- Jazz: é originário dos Estados Unidos, teve sua manifestação por volta do século XX e alguns de seus grandes representantes foram Diana Ross e Billie Holiday.
 - Rock: também é originário dos Estados Unidos, teve início no final do século XIX e início do século XX, e se espalhou rapidamente pelo mundo. Uma grande banda para representar é Nirvana(rock alternativo)
- Country: é o estilo mais característico dos norte-americanos, veio do Sul do país e é a música inspirada nos irlandeses e nos escravos. Este trouxe nomes como de Shania Twain.
- Pop: é o estilo no qual seu objetivo é elaborar músicas comercias, onde um dos maiores representantes é justamente dos Estados Unidos: Michael Jackson, com seu sucesso Thriller, rendeu milhões de exemplares no mundo inteiro assim como Madonna e Britney Spears.
- Hip Hop: foi criado como movimento pacífico na periferia dos Estados Unidos e vem sendo grande influência nas vozes de artistas como Eminem, Snoop Dog e 50 cent. Seus instrumentos são basicamente o beatbox, sampler, tocador de discos e vocal.
- Blues: de origem afro-americana surgiu por volta do século XIX e início do XX, traz canções inspiradas na fé espiritual cristã (canções de igreja) e se tornou o estilo base para a música gospel. Jimmy Witherspoon e Billie Holiday são grandes nomes desse estilo.
No Canadá a música tem grande espaço seja ela clássica, jazz ou ópera. Possui grandes nomes como Celine Dion, Lara Fabian, Justin Bieber e Emma Albani.
Muito diversificada a música mexicana apresenta muitos estilos musicais influenciados por muitas outras culturas. Possui sucessos como La Cucaracha e La Bamba que são característicos do país e conhecido por todo o mundo. Grandes cantores como Anahí, Laura Leon, Fabián Chaves, Jesús Adrián Romero contemplam essa rica cultura mexicana.
Diferente dos outros, Alasca e Groelândia não possuem um grande reconhecimento mundialmente, e devido as influência dos demais possui uma cultura mais virada para o estilo pop.

América Central

Há uma grande diversidade em seu estilo musical, pois possuem uma grande diversidade cultural e um grande número de imigrantes. Dentre seus estilos mais conhecidos podemos citar salsa, cúmbia, reggae e calypso.
- salsa: é uma mistura de ritmos latinos americanos com influência africana. É um ritmo mediamente conhecido nos Estados Unidos com maior popularidade na América Latina. Tito Puente e Celia Cruz são grandes representantes desse estilo.
- cúmbia: música tipicamente colombiana que se originou no gueto das grandes cidades e rapidamente se espalhou pela América Latina. Atualmente Yerba Brava e Kumbia Kings são os principais expoentes da música cumbiana.
- reggae: ritmo nascido na Jamaica que se espalhou rapidamente pelo mundo com seu maior ícone Bob Marley.
- calypso: em Trindad e Tobago originou-se um novo ritmo com influências africanas, onde ficaram conhecidos os artistas Harry Belafonte e Mighty Sparrow.
Percebe-se que América Central sofreu influências de vários países inclusive da África.

América do Sul

Com influência de todos os cantos do mundo a América do sul é o continente mais diversificado em relação à música.
O Brasil, por exemplo, possui o samba como referência da nossa música que vem com características africanas como a dança e os toques na melodia. Possuem também estilos com bossa nova, tropicalismo, jazz latino e MPB (música popular brasileira) conhecido internacionalmente. Cantores como Chico Buarque, Seu Jorge e Michel Teló são bastantes conhecidos no exterior. Tem também o sertanejo que é bastante famoso e que veio de influência do Paraguai.
Já o Suriname que possui uma cultura multiétnica não tem estilo musical característico e as músicas mais tocadas no país são brasileiras.
Cúmbia é o estilo mais característico da Colômbia junto com porropuya e bullerengue que influenciaram fortemente países como Peru, México, Argentina e Chile. Shakira é uma das maiores cantoras colombianas.
Não possuir uma grande diversidade musical como os demais países latino-americanos não impediu o Chile de ter grandes ritmos como a cueca e o rock chileno que está sendo um ritmo típico do país.
O tango seria o estilo musical mais famoso da Argentina, mas não o único, há muitos outros como o chamané, a chacarera, a cueca, zamba e o rock argentino que vem tornando a sua abrangência cada vez maior.
Ficou bem clara a diversidade e a interligação desses países quanto a sua música.



































América Central: Célia Cruz (Cuba), Bob Marley (Jamaica)



































América do Sul: Victoria Maurette (Argentina), Chico Buarque (Brasil), Shakira (Colômbia)





































América do Norte: Lara Fabían (Canadá), Jesus Adrían (México), Britney Spears (Estados Unidos)


Por: Dalilla da Costa Ezequiel


BIBLIOGRAFIAS:


MÚSICA NA AMÉRICA LATINA: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Am%C3%A9rica_Latina
HISTÓRIA DA MÚSICA:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_m%C3%BAsica
MÚSICA NA AMÉRICA DO SUL:  http://brazil.costasur.com/pt/musica.html
MÚSICA ESTADOS UNIDOS: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_dos_Estados_Unidos

Um comentário:

  1. Dalilla,
    percebi sua tentaiva de buscar resumir tudo aquilo pesquisado, mesmo com a linguagem ainda presa à linguagem dos sites pesquisados. Sugestões:
    1ª. No rock americano, deixe o nirvana de lado e exemplifique com Pink Floyd, Les Zepellin,...;
    2ª. O melhor seria escrever: QUANDO PENSAMOS EM CONTINENTE AMERICANO, PERCEBEMOS A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS NOMES E ESTILOS.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir