domingo, 1 de abril de 2012

Ásia - Teatro

Teatro na Ásia

                No continente asiático o teatro existia, com características, que ainda hoje o singularizam. Na china, por exemplo, o teatro foi estabelecido durante o dinastia Hsia, que se prolongou do ano 2205 ao ano 1766 antes da era cristã. Portanto, o teatro chinês é o segundo, cronologicamente, antes mesmo do teatro grego. Como no Egito, surgiu também com características rituais. Mas além das celebrações de caráter religioso, passaram também a ser evocados os êxitos militares e outros acontecimentos. Assim, as procissões e danças foram cedendo lugar á forma dramática. A Índia começou a desenvolver seu teatro cinco séculos antes da era cristã, depois do aparecimento de seus poemas egípcios Mahabharata e Ramayana, que são as grandes fontes de inspiração dos primeiros dramaturgos indianos. Países tão distantes como a Coréia e o Japão, mesmo sem contatos com o mundo ocidental, desenvolveram a seu modo formas próprias de teatro-a Coréia ainda antes da era cristã e o Japão durante a Idade Média (o primeiro dramaturgo japonês, o sacerdote Kwanamy Kiyotsugu, viveu entre os anos de 1333 e 1384 da era cristã).



 Por: Alexandre da Cunha de Santana

Um comentário:

  1. Alexandre, percebi que você tentou traças uma cronologia do teatro asiático, mesmo ainda muito preso à lingauagem do material pesquisado. PARABÉNS! Vamos aos comentários:
    1º. Elabore uma conclusão para seu texto;
    2º. O primeiro parágrafo ficaria melhor: NO CONTINENTE ASIÁTICO, AS CARACTERÍSTICAS SINGULARES DE SEU TEATRO TORNAVAM-NO DIFERENTE DO RESTO DO MUNDO. NA CHINA, POR EXEMPLO, ESTA ARTE FOI ESTABELECIDA DESDE A DINSTIA HSIA - 2205 A 1766 ANTES DA ERA CRISTÃ, MESMO ANTES DO TEATRO GREGO E MUITO DIFERENTE DO TEATRO NO EGITO QUE, ANTES VOLTADO PARA AS TRADIÇÕES RITUAIS, PASSA PARA O RELATO DOS ÊXITOS MILITARES E HISTÓRICOS. NA ÁSIA NÃO FOI DIFERENTE, POIS AS PROCISSÕEWS E DANÇAS DERAM LUGAR ÀS EXPRESSÕES DRAMÁTICAS.
    3º. O melhor seria: NA INDIA, ESTA ARTE COMEÇOU A SE DESENVOLVER...
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir