Arquitetura na Europa
Arquitetura
moderna nasceu na Europa principalmente na França e na Alemanha, com mestres
como Mies Van Der Rohe e Walter Gropius que faziam obras sem inspirações
históricas (arquitetura se dividia entre: antes deles e depois deles) e
inspiraram os futuros arquitetos.
Arquitetura modernista caracterizou-se por suas fachadas com formas sinuosas e interiores com decoração ondulante. Usavam-se construções honestas: que permitiam usar vigas e estruturas de ferro combinadas com cristal. Existiam duas tendências: as formas sinuosas e orgânicas, e as formas geométricas e abstratas (precursora da arquitetura racionalista).
O modernismo tinha facilidade em aceitar inovações, surgiu em contraponto à industrialização, valorizando a arte e sua realização. Arquitetura reafirmava o aspecto decorativo dos objetos, com curvas e arabescos de influência oriental. A arquitetura na Espanha foi revolucionada por Antoni Gaudi que implantou uma obra simbolista e natural, por ser engenheiro construía as melhores estruturas modernas, como: as sacadas da Casa Batlló. Hector Guimard e Victor Horta, na França e na Bélgica criavam espaços lúdicos dificultando a separação de elementos arquitetônicos dos ornamentais, também desenhavam móveis.
Arquitetura modernista caracterizou-se por suas fachadas com formas sinuosas e interiores com decoração ondulante. Usavam-se construções honestas: que permitiam usar vigas e estruturas de ferro combinadas com cristal. Existiam duas tendências: as formas sinuosas e orgânicas, e as formas geométricas e abstratas (precursora da arquitetura racionalista).
O modernismo tinha facilidade em aceitar inovações, surgiu em contraponto à industrialização, valorizando a arte e sua realização. Arquitetura reafirmava o aspecto decorativo dos objetos, com curvas e arabescos de influência oriental. A arquitetura na Espanha foi revolucionada por Antoni Gaudi que implantou uma obra simbolista e natural, por ser engenheiro construía as melhores estruturas modernas, como: as sacadas da Casa Batlló. Hector Guimard e Victor Horta, na França e na Bélgica criavam espaços lúdicos dificultando a separação de elementos arquitetônicos dos ornamentais, também desenhavam móveis.
Casa Batlló, projetada por Gaudí.
Hector Guimard
CASA DE TESELL
* Acabamento superior | * Hall de entrada | * Entrada |
Escultura
Por: Taynara Alves
Na escultura o traço marcante, são
as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo
som. Isso pode ser considerado um reflexo, dos artistas com a realidade da era
eletrônica que começamos a viver no século XX.
A escultura moderna foi marcada por dois tipos de escultura:
- Construtivismo cinético
- Abstracionismo orgânico
Os artistas que pertencem ao construtivismo cinético tentavam mostrar a vida moderna através de pinturas ou formas abstratas. Já os escultores que faziam parte do abstracionismo orgânico demonstravam as formas da natureza.
Na escultura moderna, os escultores sempre faziam novas pesquisas de materiais diferentes e novos tipos de movimentos, abstração, luz e cor. Podemos distinguir algumas tendências da escultura moderna: 1ª A dos escultores que permaneceram ligados ao figurativismo; 2ª Outros do construtivismo; que tentam expressar a sensação de movimento; 3ª Abstracionismo; veem nas formas da natureza, sua fonte de criação artística; 4ª Surrealismo; criando composições irreais.
A escultura moderna foi marcada por dois tipos de escultura:
- Construtivismo cinético
- Abstracionismo orgânico
Os artistas que pertencem ao construtivismo cinético tentavam mostrar a vida moderna através de pinturas ou formas abstratas. Já os escultores que faziam parte do abstracionismo orgânico demonstravam as formas da natureza.
Na escultura moderna, os escultores sempre faziam novas pesquisas de materiais diferentes e novos tipos de movimentos, abstração, luz e cor. Podemos distinguir algumas tendências da escultura moderna: 1ª A dos escultores que permaneceram ligados ao figurativismo; 2ª Outros do construtivismo; que tentam expressar a sensação de movimento; 3ª Abstracionismo; veem nas formas da natureza, sua fonte de criação artística; 4ª Surrealismo; criando composições irreais.
BIBLIOGRAFIAS:
Taynara, amei perceber que você procurou traspor a pesquisa feita para sua forma de escrever. PARABÉNS! Vamos aos comentários:
ResponderExcluir1º. Coloque um artigo antes da palavara ARQUITETURA que introduz os dois primeiros parágarafos;
2º. O primeiro parágrafo ficaria melhor: A ARQUITETURA EUROPEIA- NASCIDA PRINCIPALMENTE NA FRANÇA E NA ALEMANHA - TEM COMO PRECURSORES MIES VAN DER ROHE E WALTER GROPIUS QUE FAZIAM OBRAS SEM INSPIRAÇÃO HISTÓRICA. PODE-SE CONSIDERAR ESTA ARTE NA EUROPA A PARTIR DA PRODUÇÃO DESTES ARTISTAS.;
3º. O melhor seria: NA ESCULTURA, OS TRAÇOS MARCANTES SÃO UM REFLEXO DOS ARTISTAS...;
4º. Coloque um ponto e vírgula após as palavras CINÉTICO e ORGÂNICO;
5º. Ficaria melhor: ...ABSTRATAS; JÁ QUE OS ESCULTORES...
Beijos, Eliana.