segunda-feira, 2 de abril de 2012

África - Esculturas


Esculturas na África

As esculturas africanas buscavam retratar a identidade de cada povo, pois cada etnia era dotada de certa técnica artística que definia as cores, os materiais utilizados e o formato das esculturas. Esse fator também era decisivo na hora de identificar as características do meio onde viviam e a acessibilidade a certos tipos de materiais.


Assim, cada elemento artístico - máscaras e estátuas – possui traços bem brangentes, do naturalismo até ao abstracionismo e tinham um papel pré-estabelecido seja em rituais, estas religiosas ou para outros fins. Nas estátuas, há a representação do ser humano tanto o eu lado físico, quanto o espiritual. Já nas máscaras, os traços geométricos são aparentes, muitas vezes por representar espíritos e formas metafísicas.


Uma matéria- prima presente na maioria das esculturas africanas é o marfim, que era e ainda é um metal de alto valor e preciosidade em várias regiões da África. Tanto o bruto como o trabalhado, era utilizada com renome mundial. Já as cestas e outros materiais a base de cerâmica, eram confeccionados de acordo com a disponibilidade e necessidades do dia-a-dia e também para rituais.




Máscara africana feita de marfim

Portanto, as esculturas africanas demonstram a dimensão da enorme quantidade de etnias que possuem os seus próprios estilos, refletindo suas formas de pensar, suas crenças e como eles vêem às outras sociedades.


Por: Gabriella Ferreira


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_%C3%81frica#Esculturas
http://professoredevanir.blogspot.com.br/2011/04/esculturas-africanas.html
http://ritafro.arteblog.com.br/96210/O-Papel-das-Mascaras-na-Cultura-Africana/

Um comentário:

  1. Gabriella, não entendi o porquê de haver dividido o assunto em dois textos.
    1º. O melhor seria: Tanto o bruto quanto o trabalhado era utilizado...// à base de...;
    2º. Retire a vírgula após a palavra CERÂMICA (terceiro parágrafo);
    3º. Retire o acento de VEEM;
    4º. Reecreva a conclusão assim: AS ESCULTURAS AFRICANAS DEMONSTRAM, PORTANTO, (...)

    ResponderExcluir