segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ásia - Música


Música na Ásia

A música da Ásia é um complexo mosaico de tradições e estilos musicais, que recupera as heranças de diversos povos e culturas. A música de um continente como a Ásia, com uma cultura e uma história tão dilatadas no tempo e no espaço, possui tão grande número de manifestações, formas e usos, e desenvolveu tal variedade de instrumentos e técnicas, que não é possível estudá-la como uma unidade, mas como várias realidades musicais, as quais têm evidentes relações e influências umas sobre as outras.

Assim, é possível estabelecer uma divisão entre Ásia Central e do Sul, Ásia Oriental do Sul, e do Oeste e Norte da Ásia. Ficam fora desse âmbito geográfico os territórios asiáticos mais ocidentais, de tradição fundamentalmente islâmica. Além disso, a variedade étnica e de habitat – em algumas zonas existem culturas ainda hoje pouco conhecidas -- e os milhões de pessoas que vivem em cada área permitem apenas uma aproximação aos elementos mais importantes desse gigantesco espectro musical.

Na maior parte desses territórios, deve-se diferenciar entre música clássica e música folclórica e popular. Em linhas gerais,considera-se música clássica aquela que dispõe de um corpus com maior sustentação teórica. Às vezes, essa música está fundamentada em um grande corpus teórico, como é o caso da Índia e da China.

Leste e Norte da Ásia

Do ponto de vista musical, nessa grande extensão asiática há várias zonas. A mais importante é a que corresponde à cultura chinesa, a qual estendeu sua influência, sobretudo, até o Japão, Coréia, Manchúria e parte da Sibéria.

As músicas do Tibet e Mongólia. O Tibet sofreu grande influência da Índia, China e Mongólia. O budismo, religião majoritária da região, é praticado de diversas formas. O núcleo de sua música religiosa é o canto, feito em um registro muito grave e com uma emissão de voz que busca sempre um timbre rico em harmônicos. Às vezes, tem-se a impressão de que uma única pessoa produz todos sons, como se fosse uma grande e única voz. Como em muitas outras culturas, a música é uma tentativa e um meio para se comunicar com o divino.

Por: Kaio Martins

BIBLIOGRAFIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:M%C3%BAsica_da_%C3%81sia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_m%C3%BAsica
http://brasil.planetasaber.com/theworld/gats/article/default.asp?pk=2047&art=59

Um comentário:

  1. Kaio, sua pesquisa está de acordo com a proposta temática, mas faltou você estruturar a linha de tempo de evolução da música no continente asiático. Veja algumas considerações:
    1º. seu texto está ainda muito preso ao material pesquisado, pois faltou usar uma linguagem sua; por exemplo, você saberia traduzir para seu linguajar a afirmação: "...AQUELA QUE DISPÕE DE UM CORPUS COM...";
    2º. no 2º parágrafo ficaria melhor: APROXIMAÇÃO COM;
    3º. o melhor seria escrever: a MÚSICA ASIÁTICA OCUPA UMA VARIADA EXTENSÃO TERRITORIAL, MAS A CHINESA É A MAIS IMPORTANTE, POIS AMPLIA SEUS DOMÍNIOS PARA O JAPÃO, COREIA, MANCHÚRIA E PARA PARTE DA SIBÉRIA.
    4º. Parabéns pelo empenho e pela dedicação.

    ResponderExcluir