segunda-feira, 2 de abril de 2012

África - Música



Música na África

            A música tradicional africana é tão variada e vasta, que hoje é um dos principais elementos enriquecedores de sua cultura, assim como o Afro Pop,(música popular africana), tendo influências de artistas como Lucky Philip Dube, Ali Farka, Lura, entre outros que tinham uma voz que não os cabia.          
                                   
                Seus instrumentos musicais são utilizados em ritos sociais e religiosos, a fim de adquirem o poder de invocar entes espirituais com fins curativos e torna-se mesmo a voz da divindade e dos antepassados. Esses instrumentos originam-se muitas vezes de materiais simples, devido a sua pobreza, mesmo assim isso os trona o continente de instrumentos mais originais e criativos, suas matérias primas são peles, madeira, fibras vegetais, cabaças, pedras e ferro. Eles seguem uma classificação, são divididos em 4 diferentes grupos:
 - Idiofónicos: quando o que vibra é um material sonoro, exemplo, a madeira;
 - Membranofônicos: se for uma membrana a gerar som ao vibrar;
 - Aerofônicos: ou instrumento de sopro: quando o corpo vibrante que origina som é o ar;
 - Cordofônicos: quando o som é obtido através de cordas.
                                                                                                                                                                                                                                              
                Cada parte da África tem uma ligação musical diferente, muitas delas influenciaram outros ritmos de outros países. 
- África subsaariana: É influenciada pelo jazz, samba, reggae e rap, inspirada nas tradições dos africanos que foram comercializados.
- África Oriental, Madagascar e Ilhas do Oceano Índico: influenciadas pela música árabe, pela música indiana, da Polinésia e da Indonésia. Nas populações indígenas as músicas tradicionais são a maioria típica da África subsaariana.
- África do Sul, Central e Ocidental: possuem influências vindas da Europa Ocidental e América do Norte. A música de vários outros países (como o Caribe e o Brasil) se originaram da influência dos escravos, como zouk, soca, salsa, entre outros.
- Norte da África: a sua música tem laços estreitos com músicas do Oriente Médio.

Por: Valéria Mendes e Vanessa Araújo


Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_%C3%81frica

Um comentário:

  1. Olá, Valéria e Vanessa...
    O texto de vocês ainda ficou com a cara dos sites pesquisados, mas trouxeram as informações necessárias. Sugiro que escrevam: ... DE ADQUIRIREM...// ... E SE TORNAREM A VOZ DA DIVINDADE E...// ... ISSO O TORNA O CONTINENTE DE...// ... SE ORIGINOU DA INFLUÊNCIA DOS...//.
    Beijos,
    Eliana.

    ResponderExcluir