segunda-feira, 2 de abril de 2012

América - Moda


Moda na América

A moda na América entre 1890 e 1914 era predominantemente a mesma ditada na Europa, principalmente na França (Paris). A moda refletia ostentação e grandiosidade, tudo reflexo da sociedade da época.
Os espartilhos estavam em alta para deixar o corpo rígido, levantar o busto e jogar os quadris para trás. Era necessário ter uma cintura de pilão, em torno de 40 cm de diâmetro. As saias tinha o formato de um sino que se abria em direção ao chão. Os modelos das saias eram pra que o corpo ficasse bastante curvilíneo.
Os decotes eram reservados para as noites em sociedade ou para os bailes. Durante os dias as luvas eram bastante compridas e se usava botas para cobrir as canelas. Os acessórios eram muitos, como: chapéus, bolsas, sombrinhas, leques e muitas plumas.
Já, para os homens, em casos formais se utilizava sobrecasaca, terno e cartola. Os chapéus de palha eram muito populares. E o uso de barbas e bigodes bem cuidados eram obrigatório. 

       

Por: Júlia Borges

Um comentário:

  1. Júlia, apesar de ainda muito presa à linguagem do material pesquisado (inclusive não há a bibliografia), seu texto ficou bom.
    1º. O melhor seria: DITADA PELA EUROPA, REFETIA A OSTENTAÇÃO E A GRANDIOSIDADE DA SOCIEDADE DA ÉPOCA.
    2º. Observe a concordância: AS SAIAS TINHAM...
    3º. O melhor seria: PARA QUE...// POPULARES E O USO ERA...
    3º. Coloque uma vírgula após a palavra dias em: DURANTE OS DIAS,
    Beijos e parabéns!
    Eliana.

    ResponderExcluir