domingo, 1 de abril de 2012

América - Literatura

Literatura na América

              Na América Latina em geral o modernismo foi uma procura de novas expressões, conceitos, diferentes tendências e a busca de características próprias, desligando elos (como era o caso da literatura do Uruguai em relação à da Argentina). O modernismo foi uma completa ruptura das normas literárias.
                    Na literatura brasileira, o modernismo teve o objetivo de romper as tradições acadêmicas. Estava bastante ligado às correntes de vanguarda. Baseou-se em produzir uma arte essencialmente nacional. A exposição de Anita Malfati (1917) e a Semana de Arte Moderna (1922), ambas em São Paulo, foram marcos importantes do modernismo no país. O modernismo pode ser dividido em duas fases. Na Primeira Fase (1922-1928), destacam-se os escritores e poetas Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, entre outros. Na Segunda Fase (a partir de 1928), Graciliano Ramos, Vinícius de Moraes.

Por: Hebert Madeira

BIBLIOGRAFIAS:
SIVALDI EDITORIAL LTDA. Sistema Integrado de Ensino Sivadi. 1. ed. São Paulo: Sivadi, 2000.


3 comentários:

  1. O texto já havia sido postado, foi feita somente a correção de um erro de digitação. Hebert

    ResponderExcluir
  2. Hebert, não li texto algum sobre literatura na América, excetuando este agora. Em que local você postou? Li outro texto seu, mas não sobre literatura. Sugiro que escreva: UMA PROCURA POR...
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora, desculpe o mal entendido. É que eu havia postado o texto, mas percebi um erro de digitação no dia seguinte. Corrigi o erro e na data do post ficou o dia da correção (ou seja, um dia depois da data marcada para a entrega). Comentei isto porque você poderia imaginar que eu tinha postado depois, mas é este texto aí mesmo.
      Peço desculpas,Hebert.

      Excluir