segunda-feira, 2 de abril de 2012

Europa - Televisão/propaganda


Televisão e propaganda na Europa


Em meio a modernidade do século XXI, grandes meios de comunicação se destacam devido á inovações tecnológicas, com certeza, um dos maiores é a televisão. Não se pode dizer quem foi o verdadeiro inventor do aparelho, pois vários cientistas contribuíram de formas diferentes para o resultado ser alcançado. O que de fato se sabe é que a primeira TV da história surgiu em Janeiro de 1928 em Nova York.
O principal continente a propagar o uso da televisão foi a Europa, várias capitais foram pioneiras no uso do advento tecnológico, países como, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia, foram as primeiras a adquirirem emissoras. A partir da década de 50 a TV na Europa teve um grande desenvolvimento, surgiram grandes redes como a BBC, CBS, CGI. O continente estava na dianteira da tecnologia, por isso, fez a primeira transmissão ao vivo da história, ocorrida em Londres. Na década de 60, milhares de pessoas já tinham acesso a televisão, e assim, o aparelho se popularizou de vez. Desde então as inovações não param de acontecer, no fim dos anos 90 os modelos de tela plana, plasma e LCD ganham espaço nas casas. Nos últimos tempos o sinal digital e a resolução 3D tomaram a cena e são cada vez mais implantados no dia a dia
Com o término da Segunda guerra mundial, as lideranças políticas usavam de todos os modos para influenciar as pessoas, então foi criada a propaganda, o sentido seria convencer o público sobre alguma coisa, e usavam de vários artifícios como cores e imagens. No continente Europeu as propagandas sempre foram muito polêmicas pelo fato de constantemente abordarem questões sociais e políticas, combinadas com fortes elementos visuais impactantes. A programação de tv européia é muito diferente da brasileira, sempre tiveram os reality shows e os seriados em primeiro lugar na preferência do publico. No continente Europeu cada canal é feito para passar somente um tipo de programação, como só programas de humor ou só filmes. As novelas geralmente são muito grandes e são relançadas muitas vezes em novas temporadas, “home and away”, “emmerdale”, “east enders” foram lançadas na década de 80 e até hojem tem grande audiência na telinha da Europa com mais de 5.310 episódios. Outra febre da população européia são os seriados, normalmente todas as pessoas acompanham um. Mas, o principal foco da televisão na Europa são questões sociais, como pobreza, fome ou até mesmo doenças sexualmente transmissíveis, a mídia é muito usada a favor da conscientização da população e promoção de melhora para a sociedade.

(TV preto e branco)


(TV 3D)



(Propaganda de TV européia)




Luke Mitchell and Rebecca Breeds

(Novela “home and away”)




Por: Lucas Felisberto

Um comentário:

  1. Lucas, achei seu texto muitíssimo interessante. Muito boa a trajetória traçada por você que dá ao leitor uma linha do tempo evolutivo da televisão europeia. Parabéns, adorei as imagens!
    Agora, observe:
    1º. observe a grafia de EUROPEIA e PÚBLICO;
    2º. o melhor seria: DEVIDO À INOVAÇÕES...// ...PAÍSES COMO A INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA E RÚSSIA FORAM OS PRIMEIROS A ...// ... DESDE ENTÃO, AS INOVAÇÕES...
    No mais, seu texto está pronto para a revista.

    ResponderExcluir