segunda-feira, 2 de abril de 2012

Europa - Música



Música na Europa


A musica moderna surgiu no século XX, contrapondo – se à musica tipicamente romântica do século anterior, que tinha como objetivo apelar aos sentimentos e a verdades que só poderiam ser alcançadas pela musica ou pelas artes, tendo como principal representante Ludwig van Beethoven.
A musica nasceu com a literatura modernista, tendo ambas as mesmas características, dessa maneira valorizavam a inovação e a criatividade. Seus principais movimentos foram : o expressionismo e o impressionismo, e suas formas de composição mais conhecidas são:  o dodecafonismo e o atonalismo .
O movimento impressionista na musica nasceu de uma reação do excessos da Era Romântica, que se caracterizava pelo uso dramático do sistema das escalas maior e menor, já a musica impressionista tende a fazer uso da dissonância com escalas não tão comuns, outra diferença entre esses períodos e que os românticos usam a forma longa da musica como em sinfonias e concertos e os impressionistas optavam por formas menores.
A musica impressionista que se deu principalmente na França com a musica erudita, essa tendência mais na sugestão e atmosfera do que na emoção ou ilustração. Dentre os principais nomes desse período estão: o pianista húngaro Franz Liszt Richard Wagner, Edvard Grieg e Chistian Sinding.
Outra tendência da musica moderna é o expressionista que se caracteriza pela emotividade intensa, dissonâmcia estremas, melodias ásperas e angulosas. O compósito expressionista deposita em suas musicas seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado e melancólico. Seu principais compositores são os austríacos : Arnold Schoenberg (criador do estilo), Alban Berg e Anton Webem.  

Serialismo é um dos mais extraordinários movimentos pós-guerra entre as escolas modernistas. Serialismo, mais especificamente chamado "integral" ou serialismo "composto", foi liderada por autores como Pierre Boulez  , de Bruno Maderna , Luigi Nono e Karlhwinz Stockhausen na Europa. Algumas das suas composições utilizar um conjunto ordenado ou vários conjuntos de tais, que pode ser a base para toda a composição, enquanto o uso de outros "desordenada" conjuntos para a mesma finalidade.  O termo é também muitas vezes utilizado para  dodecafonismo , ou  12-técnica tom tom , que é alternativamente considerado como o modelo para serialismo integral.
O dodecafonismo é uma forma de composição musical, criada pelo expressionista Arnold Schoenberg, por volta de 1920. Seus principais compositores foram: Anton Webern, Hanns Eister, Pierre Boulez, dentre outros.  
Na técnica usada por eles as doze notas da escala cromática são sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica, sendo as notas organizadas em grupos de doze denominados series , as quais são usadas de quatro maneiras diferentes: primeiro na série original, depois na série retrógrada (contraria a original), terceira na série invertida( a original com intervalos invertidos) e  por fim na série retrógrado da inversão( a ´serie invertida trocada de trás para frente). Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafomica seja melódico ou harmônicos, devem ser originado com base na série
Outra forma de criação das músicas modernas é a música a atonal, onde a composição carece de um uma tonalidade predominante. Atonalidade geralmente descreve composições escritas por volta de 1908 até os dias atuais , limitando um pouco ela descreve a música que não se conforma com o sistema de hierarquia que caracterizam o tonal da musica clássica europeia. Alguns dos compositores europeus da música atonal foram: Claude Debussy, Charles Ives e Béla Bartók.  

Arnold Schoenberg, musico modernista


Por: Daniela Corado

Um comentário:

  1. Daniela, a lin guagem de seu texto ficou ainda muito parecida com aquela do material pesquisado. Faltou colocar a bibliografia, que neste caso é de extrema importância. PARABÉNS pelo empenho e pela pesquisa. Vamos às considerações:
    1º. No primeiro parágrafo, retire a vírgula após a palavra ANTERIOR;
    2º. O melhor seria escrever: ESTE NOVO ESTILO MUSICAL SURGIU ...// ...MAIOR E MENOR; JÁ QUE ELA TENDE A...//;
    3º. Houve muita repetição da palavra MÚSICA; sugiro que use sinônimos, hipônimos, hiperônimos etc para minimizar este problema;
    4º. Observe a grafia de: MÚSICA, DISSONÂNCIA EXTREMA, MÚSICAS e DODECAFÔNICA;
    5º. No terceiro parágrafo, o melhor seria: OUTRA DIFERENÇA É QUE OS ROMÂNTICOS USAM A FORMA LONGA EM SINFONIAS E CONCERTOS, ENQUANTO OS IMPRESSIONISTAS OPTAM POR FORMAS MENORES.;
    6º. No quarto parágrafo: O ESTILO ERUDITO DA MÚSICA IMPRESSIONISTA, OCORRIDO PRINCIPALMENTE NA FRANÇA, É MAIS PERCEPTÍVEL NA SUGESTÃO E ATMOSFERA DO QUE NA EMOÇÃOE ILUSTRAÇÃO.;
    7º. Que tal no 5º parágrafo: O COMPOSITOR EXPRESSIONISTA// OS PRINCIPAIS SÃO OS AUSTRÍACOS: ...;
    8º. No 6º parágrafo: "COMPOSTO" FOI LIDERADO POR...// EM ALGUMAS DE SUAS COMPOSIÇÕES ERA COMUM A UTILIZAÇÃO DE UM CONJUNTO "ORDENADO" OU VÁRIOS CONJUNTOS; EM OUTRAS, FOI UTILIZADA A "ORDENADA"PARA ESSA MESMA FINALIDADE.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir