segunda-feira, 2 de abril de 2012

Oceania - Pintura


Pintura na Oceania

Embora a chegada dos prisioneiros ao continente tivesse influência determinante na cultura oceânica, onde fora buscada inspiração na alma dos presos, para retratar o cotidiano e as aflições sofridas pelo povo em determinado período, a pintura do país já começa a se alastrar pelo continente desde os tempos primitivos, onde era praticada ainda pelos indígenas a cultura visual em seus devidos meios. Sendo reproduzidas em totens e cascas de árvores, por exemplo. A partir do século XIX, alguns indígenas começam, com a expansão da pintura no continente, a se destacar no ramo e a serem, consequentemente reconhecidos pelo povo, sendo eles Willian Barak, Albert Namatjira e Wenten Rubantja que, retratando imagens de sua família, acabam por trazer ao continente o movimento de revalorização indígena e desse modo, influenciando toda a cultura da Oceania tanto nos tempos primitivos quanto na contemporaneidade.

Pintura Indígena: William Barak

A partir da chegada e colonização inglesa no continente, a Oceania muda a ênfase de sua cultura e passa, assim, a se tornar um povo extremamente mais tradicional, adotando assim, os parâmetros e valores da cultura inglesa no decorrer dos anos. Abrangendo temas como fauna e flora, os pintores Charles Alexandre Lesueur e John Lewin, como primeiros pintores pós-colonização passam a retratar as paisagens australianas e também animais, sendo eles pássaros, e até mesmo o canguru, denominado animal simbólico australiano.


 A partir da década de 1860, uma série de importantes transformações culturais marca a história do continente, como a fundação do primeiro museu de arte, em 1860 e eventualmente, uma série de outros patrimônios históricos desencadeados pelo mesmo, como a National Gallery de Victoria, situado na Austrália, trazendo obras de autores tanto australiano como também europeus. E finalmente, em 1888, a fundação da escola de Heidelberg, também na Austrália, trazendo temas como as paisagens do país e também a trajetória indígena. Dessa forma, nunca deixando de abranger os temas principais da história do mesmo, que ajudarão, ainda por muito tempo, a trazer um enorme sentimento nacionalista ao povo oceânico.

Eugene von Guérard: Vista nordeste do Monte Kosciuszko, 1863

Por: Marcelo Alves

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_na_Austr%C3%A1lia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Austr%C3%A1lia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Namatjira


4 comentários:

  1. Textos vistos conforme horário e dia combinados.
    Alunos que faltam:
    Alexandre
    Ana Karoline
    Elias
    Géssica
    Jayne
    Sávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre é teatro na Ásia, como descrito no final do texto

      Excluir
  2. COMENTÁRIO GERAL
    Olá, terceiro A...
    Não poderia deixar de tecer os comentários sobre a arte do blog... Vamos lá: Quanto à acessibilidade - muito boa, mas se for aberto pela janela à esquerda da página inicial, você se depara com textos repetidos; Quanto ao design: ficou excelente esta arte Moderna colocada como margem da página do blog... PARABÉNS; Quanto à bibliografia após cada texto: muito boa.
    Em termos gerais, o blog da turma ficou claro, interessante e de fácil acesso.
    Beijinhos especiais a cada um.
    Eliana.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, antes de mais nada, parabéns por procurar organizar o texto com suas palavras (em muitos momentos), mas vamos a algumas considerações a respeito de seu texto:
    1º. A bibliografia não é nada confiável porque na wikipédia escreve quem quer e da forma como quer ainda bem que algumas informações não vieram erradas;
    2º. Seu texto não atingiu a evolução da pintura na Oceania até os dias atuais;
    3º. Quanto à estrutura do texto dissertativo, faltou a conclusão;
    4º. A linguagem introdutória do primeiro parágrafo está muito além da de um aluno de ensino médio, pois você manteve a estrutura do site pesquisado;
    5º. O 1º parágrafo ficaria melhor: EMBORA A CHEGADA DOS PRISIONEIROS À OCEANIA TENHA TRAZIDO UMA NOVA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA QUE OS ARTISTAS RETRATASSEM O COTIDIANO E AS AFLIÇÕES DO POVO LOCAL, A ARTE NESTE CONTINENTE É BEM PRIMITIVA VEIO EXPRESSA EM TOTENS E ÁRVORES PELOS INDÍGENAS.
    6°. Retire a vírgula após a palavra PRESOS ( 1º PARÁGRAFO);
    7°. Comece o segundo parágrafo assim: EM 1960, APÓS A FUNDAÇÃO DO PRIMEIRO MUSEU LOCAL, A OCEANIA (...);
    8º. Redija um parágrafo que retrate a arte plástica na Oceania nos dias de hoje.
    9º. Estruture um parágrafo conclusivo.

    ResponderExcluir