segunda-feira, 2 de abril de 2012

Europa - Pintura



Pintura na Europa
           
            A pintura europeia surgiu com os traços de pintores que marcavam na tela suas angustias e recordações de si próprio. No começo, a pintura moderna era exclusivamente europeia. Os primeiros focos de ideias modernas vieram dos artistas do estilo romântico. Em seguida, representantes do impressionismo experimentaram começando com as maneiras novas de representar a luz e o espaço através da cor e da pintura.
            Na França entre 1853 e 1870 as pinturas são associadas à burguesia e a arte ganha um destaque maior com a industrialização daquela época, assim a tendência modernista entra em evidência, e essas pinturas parisienses demonstram aspectos boêmios, ciganos e burgueses. Vincent Van Gogh foi um dos percussores contemporâneos, pois influenciou bastante com seu colorido e com uma tendência emotiva. Em Portugal o modernismo é conhecido a partir de influências trazidas de Paris pelo artista Amadeu se Souza. O fauvismo surgiu após o impressionismo com cores puras em grandes manchas e durou pouco mais de quatro anos. O expressionismo caracteriza-se por sentimentos e com cores vibrantes e com maior destaque na Alemanha entre 1905 e 1930.
            O cubismo consistia em um almejo a negação de tudo que já havia acontecido na pintura, representando a realidade através de formas geométricas. Enquanto no abstracionismo era relevante a arte não figurativa, com linhas e superfícies. A sobreposição de imagens e dinamismo nas pinturas é estabelecida com as influencias do cubismo e do abstracionismo que se formou no futurismo. O surrealismo europeu com o mundo irreal e fantástico foi expandido para outros continentes no século XX.
            Portanto, movimento modernista europeu surgiu no final do século XIX com consequências da industrialização e tem como ponto central as características ilusórias, com espaços tridimensionais e cores planas onde a luz não era de estrema importância, pois, as cores com contrastes modelavam a tela e diversificava entre diversos tons que foram perceptíveis com o cubismo, o fauvismo, o futurismo entre outros.  


Imagens:
      
 


Por: Amanda Santos

Um comentário:

  1. Amanda, PARABÉNS por sua pesquisa, mesmo estando ainda muito presa à linguagem de sua bibliografia. Vamos aos comentários:
    1º. Observe a grafia de: ANGÚSTIAS, PRECURSORES e AMADEU DE SOUZA;
    2º. Reescreva o início do segundo parágrafo assim: NA FRANÇA, ENTRE 1853 E 1870, AS PINTURAS - ASSOCIADAS À BURGUESIA E À ARTE - GANHAM MAIOR DESTAQUE COM A INDUSTRIALIZAÇÃO E PASSAM A DEMONSTRAR OS ASPECTOS BOÊMIOS, CIGANOS E BURGUESES DA ÉPOCA.;
    3º. Reescreva a conclusão do segundo parágrafo assim: AS VÁRIAS TENDÊNCIAS DA PINTURA MODERNA EUROPEIA VÃO DESDE O FAUVISMO, EXPRESSIONISMO, ABSTRACIONISMO, CUBISMO ATÉ O SURREALISMO.
    4º. Junte o 3º ao 4º parágrafos, pois falam do mesmo assunto, que são as tendências da pintura. Comece com O FAUVISMO....
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir