segunda-feira, 2 de abril de 2012

Oceania - Arte


      Arte na Oceania

      A Arte na Oceania constitui em expressões artísticas de grande diversidade. Ela é bastante recente, data deste século, quando fauvistas e expressionistas se maravilhavam  diante da liberdade criativa que expressavam as primeiras peças chegadas ao Velho Continente, vindas das Ilhas paradisíacas dos mares do sul.
      As etnias principais encontradas no continente da Oceania são quatro : os australianos nos desertos do continente, os papuas na ilha da Nova Guiné, os melanésios no arquipélago da Melanésia e os polinésios na Nova Zelândia (os maoris) e ilha de Páscoa. Cada um desenvolveu diferentes técnicas e disciplinas artísticas.Os australianos se preocupam com o simbolismo religioso, os papuas acentuam a expressividade e os polinésios buscam a novidade.
      As máscaras tiveram uma função exclusivamente religiosa na vida de todos os povos da Oceania. A diversidade formal era determinada pelos materiais de cada região e seus rituais religiosos As máscaras funerárias eram geralmente feitas com crânios humanos e fibras vegetais trançadas á guisa de cabelo. Restaram muito poucos exemplares delas porque eram queimadas ao final da cerimônia.
                       
     Já as esculturas apresentam forma, técnica e suportes diversos que possibilitam uma diferenciação de estilos entre os povos da Oceania. Os totens foram as representações mais frequentes da estatuaria  oceânica.Na Melanésia chegaram perto da representação naturalista, enquanto os micronésios moldaram estatuas de uma pureza de formas equivalente ás esculturas cubistas.Na Polinésia, geraram as esculturas de rochas vulcânicas, as mais famosas são as da ilha da Páscoa, que deram origem a todo tipo de teorias.

Por: Mariana Sousa

Um comentário:

  1. Bom dia, Mariana.
    Parabéns, pois seu texto, apesar de ainda muito preso à linguagem do material pesquisado, está dentro da proposta temática. Eis algumas considerações:
    1º. Faltou delinear uma conclusão, pois em um texto dissertativo, você deve ter a estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão;
    2º. Observe a grafia de: À GUISA DE// ÀS ESCULTURAS// ESTATUÁRIA e de ESTÁTUAS;
    3º. o melhor seria escrever: RESTARAM POUQUÍSSIMOS...// ENTRE OS POVOS DESTE CONTINENTE.
    2º.

    ResponderExcluir