domingo, 1 de abril de 2012

América - Cinema


Cinema na América


A técnica de projetar imagem animada fez nascer uma gigante indústria que foi se aperfeiçoando cada vez mais, e se transformou em uma parte importante e presente no cotidiano de todos; o cinema. Com as primeiras experiências, testes e apresentações simples em meados do século XIX, foi no século XX que o cinema realmente ganhou vida e foi se desenvolvendo cada vez mais; processo que continua nos dias atuais. Ganhou cores, som, novas técnicas e efeitos e atualmente é essa forma de expressão cultural que todos conhecem.


Hoje a maior, mais popular e importante indústria de cinema do mundo inteiro está centrada em Hollywood, mas nem sempre foi assim. O cinema norte-americano começou a se destacar somente após a Primeira Guerra Mundial, quando a indústria cinematográfica de países como Itália e França foi fortemente prejudicada. Já chamada de "Meca do Cinema", Hollywood tinha todas as condições ideais  para produção de filmes, como a diversidade étnica, a variedade de paisagens e o clima ensolarado. Lá foram criados importantes estúdios como Fox, Universal e Paramount e os gêneros de maior destaque eram comédia, aventura e romance.
Hollywood


Ao mesmo tempo em que os filmes com atores reais se desenvolviam, a animação também. Tendo início na década de 1910 na forma de curta-metragens, era uma indústria mais focada no público adulto, seguindo logo após para o público infantil com "O Gato Félix" na década de 1920 e o camundongo "Mickey", que marcou o surgimento da Walt Disney, a principal indústria de animação dos anos seguintes junto à Warner Bros. As animações eram todas exibidas no cinema, sendo mais tarde produzidas também para a televisão pelos cartunistas William Hanna e Joseph Barbera, fundadores do estúdio Hanna-Barbera, dando início a uma série de novos estúdios e produções do mesmo tipo.


Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos juntamente com a Inglaterra  passaram a produzir filmes de carácter patriota. Nessa época a política e a guerra interviram muito no cinema mundial. Um pouco mais tarde, nos anos 60, devido a produções no exterior, Hollywood passou por um período de decaída. Depois a tomar novos rumos com a produção independente e de baixo orçamento com o diretor John Cassavetes.


A indústria cinematográfica do México iniciou-se quando alguns entusiastas documentaram acontecimentos. Durante os anos 20 alguns filmes foram produzidos, mas só nos anos 30 houve uma arrancada no cinema mexicano, chegando nos anos 40 a dominar o mercado de filmes da América Latina; seus “anos de ouro”.

No Brasil as primeiras cenas foram produzidas em 1989, do porto do Rio de Janeiro, pelo cineasta italiano Affonso Segretto. Foi o início do cinema no país, marcado por pequenos filmes, logo após tornando-se um mercado crescente nos anos 1950 e tendo seu ápice na década seguinte, sendo considerada a sua “época de ouro”. A crise econômica na década de 80 afetou o cinema devido à falta de dinheiro da população para ir às sessões e para produzir os filmes. O cinema brasileiro caiu durante os anos 90 devido ao governo de Collor, que pôs um fim na Embrafilme e nas empresas estatais, e fez com que o cinema desse preferência quase em sua totalidade ao cinema estrangeiro, em especial o estadunidense. Alguns anos depois começa a se reintegrar, com o surgimento de instâncias a favor do cinema e novos mecanismos que reorganizam a produção e propõem novos intrumentos para que o país volte a competir com o cinema exterior.

Por: Hebert Madeira


BIBLIOGRAFIAS:

Um comentário:

  1. Hebert, seu texto, mesmo estando muitíssimo parecido com a linguagem e com a estrutura dos sites pesquisados, trouxe informações importantes sobvre a trajetória do cinema no continente americano. Sugiro:
    1º. o melhor seria escrever: ... SÉCULO XIX. FOI NO SÉCULO XX...// NESSA ÉPOCA, A POLÍTICA E A GUERRA INTERVIERAM MUITO NO...// NO BRASIL,// PRODUZIDOS EM 1949, DO PORTO...// ALGUNS ANOS DEPOIS,.
    Beijos,
    Eliana.

    ResponderExcluir