quarta-feira, 18 de abril de 2012

África - Cinema



Cinema na África

A produção cinematográfica da África surgiu a parti da década de sessenta ao sul do continente africano. A arte do cinema se tornou originalmente reconhecida quando os cineastas saíram para se profissionalizar em outros continentes. A produção se tornou independente por vínculos dos mesmos e por influência norte Americana e Europeia, se tornando a terceira maior produção cinematográfica do mundo, a Nollywood, na Nigéria. 
Praticamente por não haver mais salas de cinema na Nigéria, Nollywood produzia filmes em vídeo caseiros a parti da década de oitenta e vendia a quem quisesse comprar. Atualmente fazem no formato de Mini-DV e ganham por ano cerca de US$ 250 milhões. Essa indústria tem uma grande importância, porque visa à unidade local.
O primeiro filme a ter reconhecimento a nível internacional em Nollywood na década de sessenta, foi “A jovem negra”, de Ousmane Sembène, também considerado “O pai do cinema africano”. Ele tinha o intuito de mostrar ao público a quebra brutal do racismo em relação à África.
Nas décadas de oitenta e noventa, o cinema africano entra em uma nova era de informação, prezando em si as raízes de sua cultura milenar. Com satisfação os cineastas africanos mostram em seus filmes a luta do povo contra o racismo e o firmamento da paz no continente. Assim, os filmes passam a relatar a vida e o cotidiano do povo dentro e fora da África, tendo reconhecimento humano.



Por: Júlia Teles



BIBLIOGRAFIAS:
cine-africa.blogspot.com/
pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_da_África  
cine-africa.blogspot.com/2011/.../ousmane-sembene-ceddo-1977
terceirofsetorleste.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Júlia, gostei de seu texto, mesmo estando ele ainda muito preso à linguagem da pesquisa. Sugiro:
    1º. reveja a escrita das palavras: INFLUÊNCIA e EUROPEIA;
    2º. O melhor seria escrever: A PARTIR DA DÉCADA// ... E VENDIA A QUEM...// PORQUE VISA À UNIDADELOCAL.// NAS DÉCADAS DE OITENTA E NOVENTA,//.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir