segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ásia - Arquitetura/Escultura


Arquitetura/ Escultura na Ásia


A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos. A arquitetura asiática,é muito influenciada pelas religiões presentes no continente.

Arquitetura 


No Japão
A arquitetura japonesa foi muito influenciada pela China, com a adoção da madeira como principal material de construção e da coluna como elemento primordial da estrutura. No entanto, a arquitetura japonesa tende a ser menos grandiosa do que a chinesa e dá maior atenção à integração da construção ao ambiente. Esta consideração tem importância na localização dos santuários xintoístas, que eram sempre situados em belos locais e apresentavam uma atmosfera de grandiosidade ou de mistério, sugerindo a proximidade dos deuses.

Mosteiro de TodaijiNara.
O ponto alto da arquitetura budista no Japão foi atingido com a construção do mosteiro de Todaiji, em Nara,fundado em 745, assinalando a adoção do budismo como a religião oficial do Estado pela casa imperial. 
Os templos estão espalhados por todo o arquipélago japonês, são mais que uma expressão do xintoísmo e do budismo, as duas maiores religiões do país. Presentes tanto na agitação dos grandes centros urbanos, como Tokyo, quanto nas ilhas paradisíacas, como Miya-jima, cerca de três mil templos japoneses são símbolos da cultura e da identidade nacional.
Kinkaku-ji

Na Índia
A primeira mostra da arquitetura indiana foi a construção de edifícios de tijolos, ao tempo que se levantavam estruturas de madeira.
Desde o século XVIII, a construção de grandes edifícios na Índia tem mantido as formas históricas próprias ou se submetido aos modelos europeus introduzidos pelos britânicos
Taj Mahal


O Taj Mahal é um mausoléu que fica em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido monumento do país. Anunciado em 2007 como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens. O imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam. Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo.
Em finais do século XIX vários setores do Taj Mahal estavam deteriorados por falta de manutenção. Durante o século XX melhorou o cuidado com o monumento. Em 1942 o governo construiu um andaime gigantesco cobrindo a cúpula, prevendo um ataque aéreo da Luftwaffe e, posteriormente, da força aérea japonesa. Esta proteção voltou a erguer-se durante as guerras indo-paquistanesas, de 1965 a 1971.
Escultura:
A escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.


Na India

As primeiras esculturas na Índia são atribuídas à civilização do vale do Indo, onde trabalhos em pedra e bronze foram descobertos, sendo uma das mais antigas esculturas do mundo. Mais tarde, com o desenvolvimento do hinduísmo, do budismo, e do jansenismo, esta região produziu alguns dos mais intricados e elaborados bronzes.




Na China
Embora ao longo de toda a sua história a arte chinesa tenha produzido esculturas de grande qualidade nos mais diversos materiais e tamanhos, estas, tal como a arquitetura, nunca foram consideradas como verdadeiras obras artísticas, fruto de um gênio criativo.

As mais antigas manifestações escultóricas na China remontam à Idade do Bronze, época em que se realizaram pequenas peças de uso ritual. Foi, no entanto, mais tarde, durante a Dinastia Qin, que a escultura ampliou as suas funções com o inicio do fabrico de figuras de argila com uma clara finalidade funerária, cujos mais espetaculares exemplos se encontram no conjunto funerário do imperador chinês Qinshi Huangdi, nas proximidades de Xian.

Este importante conjunto escultórico iniciou uma tradição de esculturas funerárias que se manteve durante toda a história do Império.


Modelo de escultura chinesa


No Japão
Os mais antigos testemunhos de escultura japonesa são as figuras estilizadas e eretas colocadas no exterior dos túmulos, datadas do período Kofun. Ao período Nara remontam as mais importantes peças escultóricas implantadas no interior dos templos do complexo de Hôryû-ji, nomeadamente as imagens de Buda em pedra e bronze ou em madeira, datadas dos séculox VI e VII.

Escultura com feições de Jackson é exposta em Tóquio, no Japão





Por: Carine Oliveira

Um comentário:

  1. Carine, mesmo estando preso à linguagem do material pesquisado, seu texto trouxe as informações necessárias sobre o assunto. PARABÉNS!
    Quanto à estruturaa:
    1º. Reescreva o primeiro paráfrafo assim: A ARQUITETURA Á A TÉCNICA DE PROJETAR E EDIFICAR O AMBIENTE HABITADO PELO SER HUMANO PARA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DE SEUS ELEMENTOS. NA ÁSIA, ESTA ARTE É BASTANTE INFLUENCIADA PELA DIVERSIDADE DE RELIGIÕES ALI PRESENTES.
    2º. O melhor seria: EM FINAIS DO SÉCULO XIX,// DURANTE O SÉCULO XX,// EMBORA AO LONGO DE SUA HISTÓRIA,//
    3º. Faltou um parágrafo conclusivo.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir