Moda na Ásia
Moda é a tendência de consumo da atualidade. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia.
Na Ásia, a primeira informação sobre vestuário e aparência apareceu no final do quarto milênio antes da Era Comum, com o advento da escultura e da escrita.
Moda Japonesa
No Japão o vestuário divide-se em duas grandes categorias: wafuku o estilo japonês e yofuku vestimenta ocidental. Durante muito tempo, a moda no Japão foi usar o mesmo tipo de roupa, o quimono, símbolo de uma cultura que valoriza o coletivo. Entre os séculos 17 e 19, o chamado período Edo, o país se fechou para o mundo em busca de uma identidade própria e produziu peças, consideradas patrimônio nacional.
O quimono tradicional perdeu espaço, mas não o valor afetivo. Essa revolução na moda japonesa surpreendeu muitos estilistas em todo o mundo, que na época estavam acostumados a encontrarem no guarda roupa dos japoneses apenas um tipo de roupa: o quimono.
Muito mais do que um conjunto de peças de roupa, os uniformes colegiais japoneses fazem parte da moda urbana e da vida afetiva de todos os japoneses. Seja no escritório, em uma loja ou na fábrica, o uniforme é peça obrigatória.
O clássico uniforme seirafuku foi inspirado nas roupas dos marinheiros.
Moda indiana
Uma das peças mais usadas da moda indiana é o sári, vestimenta de tecido nobre usada pelas mulheres casadas. É combinada com o choli.
O choli é cortado para se encaixar bem ao corpo, tem mangas curtas e normalmente permite a exposição do umbigo.
Bindi
Acessório colado na testa usado pelas mulheres.
Dupatta
Echarpe, lenço.
Moda Chinesa
O vestuário da China tem variado muito ao longo de diferentes períodos de tempo. A grande variedade de vestimentas de cada época foram impressas em artefatos, artes e fotos em toda cultura chinesa. Cada período histórico ou social trouxe um novo estilo. Ao contrário de muitas outras culturas, não adotaram o estilo da moda contemporânea até muito mais tarde.
A variedade e a maneira de vestir foram estabelecidas aproximadamente na época do Imperador Amarelo e dos Imperadores Yao e Shun (cerca de 45.000 anos atrás).
Os três tipos principais do vestuário chinês são o pien-fu, o ch'ang-p'ao, e o shen-i.
O pien-fu é um antigo traje de duas peças, um tipo de túnica que ia até o joelho, e uma saia que alcançava os tornozelos; para estar adequadamente vestido em certas ocasiões, a pessoa tinha de vestir uma saia.
O ch'ang-p'ao é um robe comprido de peça única indo dos ombros aos pés.
O shen-i era feito em duas partes, a túnica e a camisa, sendo roupa mais pesada dos três diferentes tipos; era a "roupa de domingo" das pessoas comuns e o traje moderadamente formal de funcionários governamentais e intelectuais, apropriado tanto para os homens letrados quanto para guerreiros.
Hoje em dia, desenhistas de moda na República da China em Taiwan tentam descobrir novas formas de combinar a estética e as tendências da moda moderna com os tradicionais símbolos chineses de boa sorte. A grande riqueza de recursos materiais tem resultado na abundância de atraentes modelos de roupas infantis e juvenis, incluindo divindades guardiãs, leões, os oito trígamos, e máscaras de personagens da ópera chinesa.
Moda Russa
Sarafan
A Sarafan é um tradicional vestido longo, em forma de avental usado principalmente por meninas e mulheres do campo até o século 20. Podem ser construídos em peça única com alças finas para o qual o espartilho é usado, dando a forma do corpo de um pequeno triângulo sobre um maior. Ele vem em diferentes estilos, como as versões mais simples preto e flores.
Atualmente são usados durante as apresentações de música e danças populares e são produzidas como lembranças.
Rubashka
Camisa de linho fino, roupa básica, usada por homens e mulheres há milhares de anos. Originalmente feita de linho caseiro e, ao longo dos anos, com materiais comerciais. A peça é normalmente bordada. Era mais usado em áreas rurais do que nas cidades. As mulheres solteiras usavam o rubashka sozinho, e as casadas usavam sob um vestido.
Kosovorotka
Roupa do sexo masculino, com mangas compridas e descendo até a coxa. Geralmente associado com os camponeses russos, a kosovorotka era usado por camponeses e munícipes de diversas categorias sociais no início do século 20, quando foi rapidamente substituída por roupas mais eficientes e menos elaboradas, após a Revolução Bolchevique de 1917. Desde o final do século 20 kosovorotkas aparecem principalmente como lembranças e como vestuário cênico da canção popular russa de música, grupos de dança.
Valenki
É um estilo tradicional de bota russa feita de feltro de lã.
Por: Mariana Campos Braz
Olá, Mariana...
ResponderExcluirMesmo ainda muito preso à linguagem e à estrutura dos sites pesquisados (e você não coloco
u bibliografia), seu texto troxxe as informações necessárias. Sugiro que escreva: A GRANDE VARIEDAE DE VESTIMENTA DE CADA ÉPOCA FOI IMPRESSA...
Beijos, Eliana.