domingo, 1 de abril de 2012

Europa - Literatura


Literatura na Europa

O começo do século XX foi movimentado, houve grande avanço na tecnologia com a criação de instrumentos usados ate hoje e alguns que evoluíram e estão diariamente com as pessoas no mundo inteiro, como a lâmpada, o telefone, o automóvel.
Além dos passos enormes dados pela humanidade com as invenções, a 1ª Guerra Mundial acontece dando muito assunto aos escritores, por esse motivo a literatura da época é tão vasta em conteúdo e estilo literário. A isto se deu o nome de pré modernismo.
O modernismo se dá após esse momento de passagem literária entre as escolas  anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas. Superficialmente pode-se dizer que o movimento é uma rejeição as tradições, encarando com nova visão o meio em que se vivia. Na literatura os responsáveis principais por esse novo foco foram os filósofos Nietzsche e Freud.
Demais as mudanças não foram apenas temáticas, buscava-se uma nova forma de escrever e esta forma era a mais simples possível, um ótimo representante deste estilo de escrita foi Joseph Conrad, grande nome da prosa inglesa, que nascido na Ucrânia não dominava a língua inglesa em fala.
Dentro da literatura moderna sugiram alguns movimentos como o futurismo, o expressionismo, o cubismo, o dadaísmo e o surrealismo todos com características e momentos próprios.
O futurismo surgiu em 1909 com publicação do Manifesto Futurista pelo poeta Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro, os escritores futuristas criticavam o moralismo e o passado e suas obras baseavam-se principalmente na revolução tecnológica no fim do século XIX . Tinha como característica a tentativa de passar o movimento da pintura para as palavras, o movimento desenvolveu-se em todas as outras formas de arte.
O expressionismo surgiu na Alemanha com indivíduos que estavam mais preocupados com a interiorização das obras de arte, revelando o interior do artista expressionista. Teve sua origem na pintura e se espalhou, surgiu como reação ao impressionismo defendendo uma arte mais pessoal e intuitiva.
O cubismo nasceu na pintura com Pablo Picaso e entrou na literatura com o francês Guillaume Apollinaire que defendia a liberdade das palavras e invenção das mesmas tendo como resultado palavras soltas tanto na vertical como na horizontal, os textos eram compostos em linhas curvas e os espaços brancos entre as palavras eram usados de forma que se produzissem figuras.
O dadaísmo aparece em meio a guerra e tem o intuito de chocar a burguesia da época, destruir os valores burgueses e a arte tradicional , é considerada a radicalização dos três movimentos anteriores onde é composto por agressividade verbalizada, indignação, instabilidade, desordem das palavras, banalização das rimas da lógica e do raciocínio, as palavras são simplesmente jogadas no texto conforme aparecem na mente com o objetivo de ridicularizar o tradicionalismo. O principal autor dadaísta foi Tristan Tzara.
O surrealismo vem de Paris no período entre as Guerras Mundiais com antigos escritores do Dadaísmo tendo como meta resgatar uma arte que segundo eles estava sendo extinta pelo racionalismo. O crítico André Breton é o principal líder e mentor deste movimento e dizia que a arte deve se libertar da lógica e da razão abrindo espaço para expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.
Um século depois a literatura abriu espaço aos best sellers em sua maioria voltados a fantasia e explorando a criatividade do escritor levando os leitores ao mundo criado pelo mesmo, ganhando o mundo todo com tais características.


Por: Thais Alves

Um comentário:

  1. Thaís, apesar de ainda muito preso à linbguagem do material pesquisado (e veja que você não colocou a bibliografia), seu texto traz as informações necessáriaser, só faltando acrescentar Fernando Pessoa, Pablo Neruda, José Saramago...;
    2º. Observe a grafia da palavara ATÉ;
    3º. O melhor seria escrever: ... REJEIÇÃO ÀS TRADIÇÕES...// NA LITERATURA,// EM MEIO À// UM SÉCULO DEPOIS,.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir